segunda-feira, 27 de julho de 2015

ENCONTRO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA COM AS AUTORIDADES



No marco da luta por segurança pública com cidadania para a Baixada Fluminense, o Regional Periferia, Diocese de Duque de Caxias, em parceria com o Fórum Grita Baixada do qual fazem parte, REALIZOU UM ENCONTRO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA com as autoridades da área de segurança, no dia 4 de julho, no Centro de Formação Rosângela Rodrigues de Souza, Duque de Caxias.

O aumento indiscriminado de homicídios, assaltos e a presença ostensiva do tráfico e
da milícia da zona Oeste, assim como a sensação de total abandono pelas autoridades
competentes, em todos os Municípios da Baixada, tem preocupado lideranças religiosas das Igrejas Cristãs e movimentos sociais da Região.

Diante desse contexto de violência e da luta que as organizações sociais e eclesiais
membros do Fórum Grita Baixada vêm fazendo por Segurança com Cidadania para a Baixada, o Regional Periferia realizou o Encontro, contando com a presença dos bispos das Dioceses de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, Dom Tarciso e Dom Luciano que apoia os esforços do FGB no âmbito da segurança pública.

Foram convidados o Delegado Responsável da Delegacia de Homicídios da Baixada, que não compareceu e nem apresentou qualquer explicação; O delegado da policia civil da Baixada, que também não compareceu, mas apresentou desculpas; Representante da Policia Federal Rodoviária, compareceu e participou do debate; Representante da Polícia Militar da área, também compareceu; Delegado da Polícia Civil de Caxias, que também compareceu; Autoridades competentes das Secretarias de Segurança pública e Defesa civil, contando ambos os órgãos com suas respectivas representações.

O encontro teve por objetivo Dialogar com as autoridades da área da segurança na
busca de estratégias de combate e redução da violência. Foram selecionadas 15 lideranças de cada paróquia e seus respectivos párocos. Foi apresentado às autoridades um resumo da violência que afeta a população do Regional. Após a manifestação das autoridades ao exposto no relato, foram realizadas perguntas às autoridades por membros da assembleia.

As respostas das autoridades presentes não foram satisfatórias em relação à violência que afta a região da Baixada. O sentimento de todos os presentes foi de que estamos
praticamente à mercê da criminalidade ao ouvir do representante da Polícia Federal Rodoviária e do delegado de Polícia Civil que é muito difícil a investigação e o combate à milícia que está tomando conta dos bairros dos Municípios da Baixada Fluminense. Então nós no fazemos a seguinte pergunta: O que passa com o setor de inteligência das respectivas policias? Se durante os anos de chumbo da ditadura os órgãos tinham a capacidade de encontrar os opositores do regime debaixo da terra, agora não podem investigar e combater o crime organizado quando até mesmo o mais INOCENTE sabe onde e como esta organização criminosa age! 

Como experiência e ensinamento desse encontro podemos tirar que o único caminho é somar forças e buscar nossas próprias estratégias de defesa, já que aparentemente não podemos contar com as forças de segurança que constitucionalmente têm o DEVER de GARANTIR SEGURANÇA à população brasileira sem distinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário