quinta-feira, 19 de março de 2015

QUEM É O FÓRUM GRITA BAIXADA?

1 – QUEM É O FORUM GRITA BAIXADA?

No dia 25 de julho de 2012 no Centro de Formação de Líderes, no bairro Moquetá em Nova Iguaçu, aconteceu então a reunião para a elaboração da Carta aberta às autoridades, sobre violência e segurança pública. Esta carta, chegando às mãos do Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, provocou a reação do mesmo, que convocou uma reunião com o Bispo dom Luciano e a coordenação do Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu para uma reunião em seu Gabinete. Em uma de suas intervenções o Secretário disse que era a “primeira vez que a Baixada Grita tão forte” o qual da origem ao nome do Fórum. O Secretário propõe a realização de uma audiência com todos os setores do Estado responsável pela Segurança Pública e compromete-se em participar.

A Audiência foi realizada no dia 28 de novembro de 2012 com a participação de todo o staff da Segurança Pública: Secretario Beltrame, Dra Marta Rocha, Comandante Geral da Polícia Militar e todos os delegados das DP da Baixada, assim como a presença massiva de todos os setores da Baixada Fluminense, consolidando assim o poder de convocatória e a força política do Fórum Grita Baixada.

As trágicas chacinas de Chatuba e Japeri onde 9 pessoas – 8 delas jovens entre 12 e 18 anos – gerou uma grande mobilização para um ato de repúdio e de sensibilização, em uma caminhada ecumênica organizada pelo Fórum com a participação das Dioceses de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, com a participação de mais de 2 mil pessoas. As atividades concluem com uma missa de 30 dias aonde chegaram a Chefe de Polícia Marta Rocha, o Comandante geral da Polícia Militar e o Delegado Júlio da Silva Filho responsável da investigação da chacina de Chatuba.

Assim, nasceu o Fórum Grita Baixada, formado por entidades de Direitos Humanos e sociais das Dioceses de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, Igrejas Evangélicas, Organizações não governamentais e pessoais individuais. Nasceu como um espaço de discussão, formação, de incentivo à organização, articulação e mobilização e busca de soluções conjuntas da sociedade Civil em torno às problemáticas sociais e de direitos humanos nos Municípios da Baixada Fluminense.

 2 – OBJETIVOS DO FORUM GRITA BAIXADA

-          DENUNCIAR A VIOLÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE.
-          UNIR FORÇAS E ARTICULAR INICIATIVAS COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES CIVIS, IGREJAS E PESSOAS QUE LUTAM CONTRA A VIOLÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE EM TODAS AS SUAS NUANCES.
-          MOBILIZAR A POPULAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE PARA JUNTOS GRITARMOS E DENUNCIARMOS O DESCASAO DAS AUTORIDADE MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM RELAÇÃO AS DESIGUALDADES E A FALTA DE UMA POLÍTICA DE SEGUNRAÇA PUBLICA VOLTADA PARA A BAIXADA FLUMINENSE.

3 – MODO DE AGIR DO FORUM GRITA BAIXADA

-          ATOS PUBLICOS
o        CAMINHADAS
o        PANFLETAGEM
-          REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DO GOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAIS DA BAIXADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA UMA POLITICA DE SEGURANÇA PUBLICA PARA A BAIXADA FLUMINENSE
-          DIVULGAÇÃO E DENUNCIA DE DADOS E, FATOS RELATIVOS A VIOENCIA NA BAIXDA ATRAVES DO SITE E DO FACEBOOK
-          PLENÁRIAS COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA OUVIR E DISCUTIR IDEIAS E INICIATIVAS PARA A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário